‘Mitos e Verdades’: fruta da feira!

‘Mitos e Verdades’: fruta da feira!
© Record TV

Sabe como escolher a melhor fruta da feira? No ‘Domingo Espetacular’ deste domingo, o programa contou com o auxílio do chef Zé Brasil para dar as melhores dicas e sugestões.

Além de falar de frutos conhecidos como o maracujá, goiaba, abacaxi, manga, laranja e mamão, também se falou de jatobá, umbu e cumbuci. Não importa o fruto, o importante mesmo é não escolher frutos já passados ou estragados.

Uma das dicas do chef em relação aos ananás e abacaxis é a atenção ao fundo deles para ver se há algum vazamento ou humidade, bem como nas laterais. Eles podem ser verdes ou aparentemente mais claros, mas o importante mesmo é estarem rijos.

Com a laranja, independente do género, é importante ela estar com a casca lisa e uniforme. Ninguém deve querer laranjas com cascas opacas ou enrugadas. A mesma dica serve para os limões.

Para se escolher a melhor manga da feira, é importante que a casca dela esteja vermelha. Isto significa que ela ficou tempo suficiente na árvore. O cabo pode estar húmido e com manchas, o também significa que a manga está boa.

O abacate, por sua vez, deve estar opaco por fora e mole por dentro, quando apertar. Se nenhum abacate estiver suficientemente maduro, o chef dá uma dica também: levar para casa, enrolar no jornal e esperar que fique pronto para consumir.

Já o maracujá é visto pelo peso. Bastante peso significa bastante polpa. A cor amarela é um ótimo sinal e a casca enrugada é sinal de amadurecimento.

Para escolher a melhor banana, um dos frutos mais consumidos, pode pedir a ajuda do vendedor. Ele saberá quando ela foi tirada da bananeira e quando estará boa para consumir: se hoje, no fim de semana ou até para durante a próxima semana.

Não perca a rubrica ‘Mitos e Verdades, do ‘Domingo Espetacular’, todos os domingos a partir das 00:15 (hora Lisboa/Londres), na Record TV Europa.