‘Mitos e Verdades’ sobre a carne

‘Mitos e Verdades’ sobre a carne
© Record TV

Conheça algumas das mais apreciadas, aprenda as melhores receitas e saiba como escolher a carne mais saudável e saborosa.

‘Todas as carnes têm o mesmo valor nutricional?’ Esta foi a pergunta que serviu de mote para desmistificar algumas afirmações sobre este alimento animal.

As calorias variam consoante o tipo de carne: umas têm mais gordura do que outras. Mas quando o tema são proteínas a carne vermelha é a mais nutritiva.

Neste ‘Mitos e Verdades’ ficamos a saber quais as melhores partes do corpo do animal e como cozinhá-las.

Muitas pessoas afirmam que a gordura da picanha é prejudicial à saúde. No entanto, essa afirmação é falsa. A empresária Tatiana Bassi mostrou ao ‘Domingo Especial’ como servir uma boa picanha.

É importante temperar apenas com sal groso, cortar a carne com uma grossura de dois dedos e colocar a 15 centímetros da brasa. Estes são alguns segredos para confecionar uma picanha deliciosa.

Também a ‘fraldinha’ [carne da parte traseira do boi] é muito apreciada. É cortada em duas partes e colocada num espeto. Tatiana referiu que, para ficar ‘no ponto’, tem de ser inicialmente colocada a 15 centímetros da brasa e, depois, acabar de cozinhar a 40 centímetros do carvão. 

Por exemplo, o filet mignon – uma das partes mais tenras – está localizado na parte traseira do animal e, por quase não ter gordura, é uma carne muito saudável. Deve ser cortada com quatro dedos de grossura e assada na parte mais quente da brasa. Depois de cozinhadas, é só servir as carnes a seu gosto.

Estas são exemplos de carnes saudáveis e muito saborosas. Aprenda a confecioná-las e encante todos à sua volta, transformando-se num verdadeiro chef de cozinha.

Não perca a rubrica ‘Mitos e Verdades, do ‘Domingo Espetacular’, todos os domingos a partir das 00:15 (hora Lisboa/Londres), na Record TV Europa.