‘Mitos e Verdades’ sobre o chocolate

‘Mitos e Verdades’ sobre o chocolate
Record TV
PUB
Leaderboard - Pub CTT Western Union

O cacau e os seus produtos derivados, como o chocolate, têm recebido cada vez mais atenção.

O chocolate surgiu como uma bebida, mais precisamente como um líquido amargo criado pelos maias, uma civilização antiga que vivia na América Central. A bebida, feita com sementes torradas do cacau, foi levada para a Europa pelos espanhóis e passou a ser consumida com baunilha e açúcar. No entanto, foram os ingleses que tiveram a ideia de misturar o chocolate líquido com manteiga e açúcar, criando a maravilha que conquistou o mundo.

Na altura da Páscoa, o chocolate ganha ainda mais destaque e muitas são as opções de escolha: tabletes, ovos de chocolate com os mais diversos recheios, bombons…

Mas quanto chocolate se pode comer por dia? Há fatores que influenciam a resposta como o facto de a pessoa ser diabética, ou estar de dieta, mas por norma pode ir de 30 a 60 gramas por dia.

Quanto à validade do chocolate, Fabiano Mazza, mestre chocolateiro, revela que pode ir até 12 meses de validade consoante o seu recheio.

Uma das questões colocadas refere-se à ligação que o consumo do chocolate tem com a boa-disposição. Será que o nosso humor melhora quando comemos este alimento? É verdade, porque o chocolate tem um aminoácido que ajuda na produção de serotonina que nos dá a sensação de prazer e bem-estar.

Fique a par das mais variadas opções de chocolate: rosa, caramelizado, amargo, com flor de sal… e saiba como fazer receitas salgadas com chocolate!

Acompanhe a rubrica ‘Mitos e Verdades’, do programa ‘Domingo Espetacular’, todos os domingos, a partir das 00:15 (hora Lisboa/Londres), na Record TV Europa.