Omelete: mitos e verdades

Omelete: mitos e verdades
© Record TV

Saborosa e muito versátil, a omelete é uma ótima fonte de proteína. As suas origens, acredita-se, remontam à Pérsia quando os ovos batidos eram cozidos com ervas aromáticas e depois cortados em pedaços menores.

O ‘Domingo Espetacular’ desvendou os ‘Mitos e Verdades’ deste prato e respondeu às dúvidas que pairam sobre a omelete. Afinal, é mais ou menos calórica do que ovos cozidos? Pode comer-se todos os dias? Uma omelete feita somente com as claras dos ovos diminui o colesterol?

O convidado especial deste episódio da rubrica foi o nutrólogo Henrique Martin Lora, que deu dicas importantes para quem adora esta receita facílima de fazer.

Relacionar ovos com o aumento do colesterol já se tornou mito há algum tempo bem como a informação de fazer uma omelete somente com claras.

Sobre comer omelete em todas as refeições, o médico afirma que é possível. Isso porque pode substituir outras refeições e aportar uma grande quantidade de proteínas para quem a consome. Devido a este facto, pode ser uma ótima opção também para quem não come carne – afinal, é uma receita repleta das proteínas necessárias.

E sobre as calorias? O especialista conta que a omelete é uma refeição calórica, mas por não ser em excesso não vai prejudicar a nossa saúde. Comparando as calorias com as de um ovo cozido, este terá sempre menos, mas dependerá sempre de outros ingredientes que se possam juntar à omelete, que por norma é confecionada com algum tipo de gordura na frigideira.

Por falar sobre a tão apreciada omelete ao pequeno-almoço, o médico refere que é uma ótima opção, porque a receita é uma rica fonte de proteínas e é consumida numa refeição importante, em que necessitamos de uma alimentação variada e nutritiva.

Então, agora já sabe, a omelete pode fazer parte da sua dieta alimentar, pois é saudável e deliciosa!