Ramsés confessa a Paser que deseja terminar o noivado com Téti para ir atrás de Nefertari, mas o sacerdote alerta sobre as graves consequências políticas que trará o rompimento.
Joquebede sofre por não ter notícias de Moisés, é consolada por Miriã e reafirma sua fé em Deus. Arão demonstra raiva ao ouvir Anrão dizer que Moisés não retornou por vontade de Deus.
Apuki é cercado por um egípcio que ameaça-lhe por dívidas antigas. Com medo, ele pede mais alguns dias para o pagamento.
Ramsés pede a ajuda de Tuya para mandar a noiva embora. Ela lembra-o sobre as questões políticas que envolvem o casamento, mas apoia a decisão do filho.
Paser conta a Yunet que o rei pediu a busca de Nefertari e Yunet fica radiante com a notícia.
Sem conseguir dormir, Moisés assusta-se com Betânia, que insinua-se para ele até que lhe dá um beijo. Zípora flagra a cena e Moisés tenta explicar-se, mas as irmãs discutem.
Karoma adorna Téti, a tentar disfarçar a impaciência com ela. Yunet chega e pede para falar a sós com Téti e coloca em prática o seu plano para afastar a jovem de Ramsés.
Apuki exige que Judite entregue-lhe todas as jóias para ele pagar a dívida de jogo. Judite questiona-lhe, mas obedece ao marido.
Moisés tenta explicar-se mais uma vez, mas recebe a frieza de Zípora.
Gahiji e Ramsés aguardam Téti para o desjejum e quando ela chega, mostra-se nervosa.
Apuki chega a obra e logo é abordado pelo jogador que está a cobrar a dívida, então afasta-se para conversar, mas Arão e Anrão atentam-se a movimentação.
Tuya e Henutmire escolhem as mais belas jóias para presentear Téti e tentar minimizar as consequências do término do noivado.
Betânia revela a Jetro o seu interesse em casar-se com Moisés. Enquanto Ada e Damarina lavam as roupas, Adira despista as irmãs e vai ao encontro de Menahem. Os dois namoram, mas Adira revela o seu medo em ser descoberta pelas irmãs.
Téti conversa com o pai Merneptah e diz que não quer mais casar-se com Ramsés. Ele alerta-na sobre as consequências de um rompimento, mas ela está certa da decisão. Merneptah vai ao encontro de Ramsés, que desculpa-se pelo ocorrido, a dizer-lhe que a filha não está pronta para o casamento, a sugerir o rompimento do noivado. Ramsés disfarça o alívio e aceita o pedido.
Jetro vai ao encontro de Moisés e conversa com o hebreu, que tenta entender o sentido de tudo o que Jetro lhe disse.
Téti despede-se de todos no palácio e agradece a Ramsés pela estadia. Paser conta a Ramsés que Nefertari não aceitou voltar. Ramsés sai da sala apressado e decidido sob o olhar preocupado de Paser.
Leila chega a casa e encontra Uri a trabalhar numa encomenda de jóias. Ela fica feliz, mas repara na insatisfação do marido, que revela sentir falta da vida que levava no palácio. Os dois conversam e Uri abraça-na arrependido.
Ramsés chega à cidade de Waset, onde foi ao encontro de Nefertari.
Moisés trabalha no rebanho enquanto Betânia finge machucar-se. Moisés cuida da jovem, mas recua ao perceber que é apenas fingimento. Zípora assiste a tudo de longe e vê Jetro chegar e perguntar a Betânia o que está a acontecer. Com raiva, a jovem diz ter sido atacada por Moisés.
Acompanhe ‘Os Dez Mandamentos‘, de segunda a sexta-feira às 21h00 (Lisboa/Londres) na Record TV Europa.