Saiba como são fabricadas as gomas!

Saiba como são fabricadas as gomas!
© Record TV
PUB

Considerados irresistíveis por muitos, estes doces fazem a delícia de pessoas em todo o mundo. Descubra como são feitos!

Além da textura macia e da consistência elástica que proporcionam prazer gustativo, existem também gomas com tamanhos, formas, cores e sabores diferentes.

O ‘Hoje em Dia’ mostra-lhe o processo de produção dos ’beijos de morango’ e dos marshmallows com a visita a uma fábrica de gomas.

Existem várias fases na produção destes doces. Primeiro, a gelatina é dissolvida em água quente e é adicionado o corante para dar a cor final desejada.

A seguir acrescenta-se açúcar e glucose e a massa segue para a fase seguinte. A cozedura destes elementos é a etapa fulcral para que a massa fique com uma textura macia e agradável.

Para a produção de gomas ácidas utiliza-se ácido cítrico para misturar o sabor ácido com o sabor doce.

Para as gomas terem as diferentes formas que conhecemos a massa é conduzida para moldes feitos de gesso ou cerâmica. E assim temos gomas com a forma de ‘minhoca’, ‘coração’, ‘espiral’, ‘morango’, ‘ovos estrelados’ entre outras.

Já com a sua forma definida, as gomas são direcionadas para o ‘banho’ que as reveste com açúcar, e assim ficam ainda mais doces.

Por fim, estes doces vão para a dosagem e são embalados de modo a que os pacotes de gomas tenham todos o mesmo peso.

No caso dos marshmallows, eles são banhados com amido que tornam as gomas tão suaves que se derretem na boca.

A produção destes doces é feita em grandes quantidades, por isso próximo passo é cortar os marshmallows. Depois são embaladas, tal como acontece com os outros tipos de gomas, e estão todas prontas para serem vendidas nos supermercados!

Veja todo este processo na reportagem: