Amazónia: Encontrados pertences de jornalista e ativista desaparecidos

Amazónia: Encontrados pertences de jornalista e ativista desaparecidos
REUTERS/ Bruno Kelly

Equipas de resgate encontraram uma mochila com um portátil e outros objetos na zona onde decorrem as buscas.

Os objetos pessoais do jornalista Dom Phillips e do ativista Bruno Pereira, foram encontrados numa zona inundada da floresta, junto ao rio Amazonas, local onde foram vistos pela última vez.

De acordo com The Guardian, os pertences foram encontrados graças ao trabalho realizada por um grupo indígena que tem estado na linha da frente das operações de busca, juntamente como bombeiros e militares.

Entre os objetos encontrados no domingo de manhã está uma mochila com um portátil e umas peças de vestuário que se acredita pertencerem aos dois homens.

O jornalista, colaborador do jornal The Guardian, e o ativista estão desaparecidos desde 5 de junho no Vale do Javari, uma região remota da selva na Amazónia brasileira.

O Vale do Javari é a segunda maior reserva indígena do Brasil mas é conhecido também por ser palco de vários conflitos, com vários problemas como tráfico de drogas, roubo de madeira e mineração ilegal.

Bruno Pereira, o ativista desaparecido já tinha sido alvo de várias ameaças de mineiros ilegais, madeireiros e até traficantes de droga que operam naquela região.