António Costa reforça laços de cooperação com Moçambique

António Costa reforça laços de cooperação com Moçambique
LUSA/ Luísa Nhantumbo
PUB

António Costa já está em Moçambique para participar na Cimeira Luso-moçambicana. O evento pretende aprofundar relações e assinar acordos de cooperação entre os dois países.

Passava pouco da meia-noite em Moçambique, menos uma hora em Lisboa, quando António Costa aterrou em Maputo.

O primeiro-ministro português foi recebido com guarda de honra tendo à sua espera a Ministra dos Negócios Estrangeiros de Moçambique e o Embaixador de Portugal no País.

António Costa vai estar no país durante dois dias para participar na quinta Cimeira Luso-moçambicana, com o objetivo de aprofundar relações bilaterais entre os dois países e a assinatura de acordos de cooperação, numa deslocação que já havia sido adiada, a pedido do primeiro-ministro português, por duas vezes.

Durante a manhã o Primeiro-ministro encontrou-se com o Presidente da República de Moçambique, Filipe Nyusi, reafirmando todo “todo o empenho” para continuar a trabalhar com aquele o africano, anunciando a estreita cooperação em áreas estratégicas como a saúde e a educação.

Na conferência de imprensa, António Costa aproveitou também para informar que o Conselho de Ministros aprovou o acordo de mobilidade na CPLP.

Da parte da tarde, António Costa irá até ao Parlamento moçambicano para uma reunião com a presidente da Assembleia da República. No segundo dia é esperado que António Costa intervenha na abertura do Fórum de Negócios para depois à tarde encontrar-se como empresários portugueses e ainda visitar as tropas portuguesas e a missão da União Europeia no país.