Anúncio com Maddie gera polémica

Anúncio com Maddie gera polémica
Facebook

“Com hambúrgueres tão bons como este, vai deixar os seus filhos em casa. Qual é o pior que pode acontecer?”, lê-se na publicidade.

Foi lançado por uma hamburgueria no dia da Mãe, que no Reino Unido se celebra a 27 de março, e gerou uma enorme onda de polémica.

No anúncio, partilhado nas redes sociais da empresa, podemos ver uma fotografia de Maddie McCann e da mãe, juntamente com a frase: “Com hambúrgueres tão bons como este, vai deixar os seus filhos em casa. Qual é o pior que pode acontecer?”.

Em plano de fundo, vemos ainda a imagem de um homem, com uma miniatura de Madeleine nos braços, a fugir.

“Uma vergonha, desrespeitar a dor dos pais de crianças desaparecidas”, “Vocês são pessoas doentes” e “As autoridades deviam fazer alguma coisa”, foram algumas das críticas.

Segundo o The Independent, a Autoridade dos Padrões Publicitários britânica terá recebido várias queixas acerca do anúncio. 

A Advertising Standards Authority (ASA) reagiu às reclamações recebidas e pediu às redes sociais para remover o conteúdo e suspender a conta durante uma investigação, mas algumas das imagens continuavam disponíveis esta manhã.

Num comunicado, a ASA disse que “qualquer referência a uma criança desaparecida provavelmente seria angustiante e que, no contexto de um anúncio promovendo uma empresa de hambúrgueres, o incómodo causado era injustificado”.