Ataque russo faz 18 mortos em Donetsk

Ataque russo faz 18 mortos em Donetsk
REUTERS/Gleb Garanich

Pelo menos 18 pessoas ficaram feridas após ataque aéreo russo que atingiu um bloco de apartamentos.

Depois de uns dias mais calmos, o fim de semana voltou a ser de muitos ataques na Ucrânia. O mais forte aconteceu este domingo na região de Donetsk. Na cidade de Chasiv Yar um ataque aéreo atingiu um bloco de apartamentos. Pelo menos 18 pessoas morreram e há dezenas de feridos. As equipas de resgate ainda procuram sobreviventes entre os escombros.

Kharkiv também foi fortemente atacada. A segunda maior cidade da Ucrânia foi atingida por vários mísseis. Mais uma vez, os alvos foram blocos de apartamento onde residiam civis. Três pessoas perderam a vida e 28 ficaram feridas.

O presidente ucraniano já reagiu e garantiu que vai fazer tudo para encontrar os responsáveis pelos últimos ataques contra civis.

“Os assassinos nazis são apanhados e levados à justiça, mesmo quando têm 90 ou 100 anos. São apanhados pelo mundo inteiro. É evidente que não queremos esperar tanto tempo. Mas dou este exemplo para mostrar que a punição é inevitável para qualquer assassino russo. Aplica-se a todos sem exceção, tal como acontece com os nazis. Não devem esperar que o seu país os proteja. A Rússia será a primeira a abandoná-los”, afirmou Volodymyr Zelensky.


O ministro da Defesa da Ucrânia disse que o exército do país está a reunir uma força de combate para reconquistar as terras perdidas no sul do país. A ofensiva vai ser reforçada pela utilização de armas enviadas pelo Ocidente.