Atleta iraniana esclarece fãs sobre competição sem hijab

Atleta iraniana esclarece fãs sobre competição sem hijab
REUTERS

A atleta iraniana que estava dada como desaparecida já está a regressar ao Irão. Elnaz Rekabi competiu sem véu islâmico nos Mundiais de escalada.

A atleta iraniana foi notícia depois de ter protagonizado um momento histórico que correu mundo. Elnaz Rebaki participou num torneio asiático na Coreia do Sul sem usar hijab.

Depois deste gesto, alguns amigos davam a atleta como desaparecida, mas esta terça-feira, a iraniana descansou os fãs com uma mensagem nas redes sociais citada pela Reuters.

“Saudações a todos os meus queridos compatriotas do Irão. Com uma carreira de 20 anos como membro da seleção nacional de escalada, peço desculpas pelas preocupações que causei. Estou agora a regressar ao Irão, conforme estava estabelecido”, terá explicado na rede social.

Segundo a agência noticiosa, o facto de a atleta ter competido sem véu não estará relacionado com os protestos no Irão contra a morte de Masha Amini, mas sim, porque o hijab caiu.

“Fui chamada para escalar de forma imprevista”, esclareceu.

Apesar dos esclarecimentos da atleta, um site anti-regime no Irão está a avançar que Elnaz será detida logo que aterre no país. De acordo com o IranWire, Elnaz Rekabi será transferida para a prisão de Evin mal seja intercetada no aeroporto.

A utilização do véu islâmico durante competições desportivas é obrigatória para as mulheres que representem o país.