Boris Johnson anuncia demissão

Boris Johnson

Boris Johnson demite-se da liderança do Partido Conservador e do governo britânico. No entanto, mantém-se no cargo até eleição de novo líder.

Boris Johnson confirmou ao início da tarde desta quinta-feira a demissão da liderança do Partido Conservador e do cargo de primeiro-ministro britânico. Numa declaração ao país, a partir do nº10 de Downing Street, o primeiro-ministro afirmou ainda que nomeou um novo governo que estará em funções até que seja eleito um novo sucessor. 

Durante o discurso, Boris afirmou que fica “triste por ter de abandonar o melhor emprego do mundo”, salientando que “dará todo o apoio ao novo líder”.

O primeiro-ministro demissionário adiantou que o processo de eleição do novo líder do Partido Conservador já está a decorrer e que o calendário do escrutínio interno será apresentado na próxima semana.

No discurso de demissão, Boris Johnson lembrou as conquistas do seu governo, nomeadamente, a resolução do Brexit, a luta contra a pandemia e o apoio à Ucrânia.

Para concluir o discurso, Boris deixou um sinal de esperança: “Mesmo que as coisas possam parecer negras, neste momento, o nosso futuro em conjunto é dourado.”

A decisão surge depois de mais de 50 membros do executivo terem apresentado demissão, nas últimas 48 horas, em protesto pelos escândalos associados a Boris Johnson. 

Em atualização