Boris Johnson assina acordo de proteção com a Suécia e Finlândia

Boris Johnson assina acordo de proteção com a Suécia e Finlândia
REUTERS/Frank Augstein

Reino Unido assinou um acordo de defesa mútua com a Suécia e a Finlândia. Boris Jonhson garantiu qualquer tipo de assistência aos países, numa altura em que Suécia e Finlândia ponderam adesão à NATO.

Boris Johnson foi até à Suécia garantir que se precisarem, os suecos terão todo o apoio do Reino Unido.  

“Se a Suécia fosse atacada e nos pedisse ajuda e apoio, nós responderíamos. Mas cabe à Suécia fazer o pedido e especificar exatamente qual o apoio solicitado”, garantiu o primeiro-ministro britânico em conferência de imprensa.

Os dois países assinaram esta quarta-feira um acordo de cooperação e defesa mútua, em caso de agressão. Para a Suécia e na voz da primeira-ministra Magdalena Andersson, um país que nunca gostou de demonstrar lados e preferiu sempre a neutralidade, este acordo representa um passo importante, “independentemente das escolhas militares e segurança futuras do país”, garantindo que a Suécia está a “explorar diferentes opções”.  

O documento assinado incluiu, além da assistência em caso de ataquem, a partilha de informação entre os estados e exercícios militares em conjunto. Um acordo que entretanto também foi assinado com a Finlândia, com Boris Johnson a visitar o país e encontrar-se com o presidente finlandês, Sauli Niinisto.  

O acordo chega numa altura em que Suécia e Finlândia ponderam a adesão à NATO, uma decisão que deverá ser comunicada em breve.

Os dois países têm um histórico de neutralidade mas o conflito na Ucrânia foi amplamente condenado por ambos, o que levou o regime russo a ameaçar os dois países militarmente, caso ponderassem integrar a aliança atlântica.

Uma ameaça que mantém. Esta quarta-feira e como resposta às intenções dos dois países escandinavos, o Kremlin informou que acompanha de perto qualquer alteração na configuração da NATO perto das suas fronteiras.