Boris Johnson demitiu-se mas ainda é Primeiro-ministro

Sucessor de Boris Johnson conhecido a 5 de setembro
REUTERS/Phil Noble

Apesar do anúncio da saída de Boris Johnson, no Reino Unido continua tudo praticamente na mesma. Partido Conservador iniciou corrida à liderança do partido.

Boris Johnson anunciou ontem a saída do cargo de Primeiro-ministro mas o Reno Unido acordou com tudo, praticamente na mesma. Boris Johnson iniciou hoje o primeiro dia de governação com o novo Executivo temporário, enquanto o Partido Conservador não avança com o processo de eleições.

Algo que não está a agradar à oposição em Westminster. Angela Rayner, vice-líder do Partido Trabalhista, reforçou a ameaça de uma moção de censura ao Governo caso Boris Johnson insista em permanecer no cargo durante várias semanas, posição que o líder Keir Starmer já tinha adiantado no dia de ontem.

Enquanto Boris Johnson sai e não sai, começa a desenhar-se a corrida à liderança do Partido Conservador, com o grupo parlamentar do Partido a afirmar que espera ter um novo líder já em setembro.

Rishi Sunak, o ministro das Finanças que se demitiu do Governo de Boris Johnson deverá avançar para a candidatura, aparecendo com um dos principais candidatos. Também Jeremy Hunt, que perdeu a eleição de 2019 para Boris Johnson, estará a reunir apoio dentro do partido de forma a formalizar uma candidatura.

Dominic Raab, número dois do antigo Governo e um dos principais nomes inicialmente apontados para a sucessão de Boris Johnson já anunciou que não irá entrar na corrida pela liderança do partido.

Boris Johnson continua no Governo mas as regalias diminuíram. O ainda Primeiro-ministro tinha planeado uma festa de casamento de luxo na residência oficial de campo do primeiro-ministro, algo que já não deverá acontecer devido às várias críticas que recebeu da opinião pública.