Cidade foi alvo de intensos ataques aéreos e palco de confrontos com artilharia pesada.
É uma verdadeira cidade-fantasma. A marcha das tropas de Moscovo até Kiev deixou profundas marcas em Borodyanka, alvo de intensos ataques aéreos e palco de confrontos com artilharia pesada entre as forças russas e ucranianas.
A cidade esteve um mês sob ocupação da Rússia, tempo suficiente para que caísse por completo em terra. Restam os destroços e o silêncio de um número indefinido de vítimas oprimidas.
“Vamos levando os corpos que encontramos para uma cidade vizinha para descobrirmos as causas da morte. Por esta altura ainda não posso avançar com um número definitivo de vítimas. Não sabemos quantas pessoas estavam nestes prédios”, afirmaram as autoridades.
O Governo ucraniano já tinha afirmado que o massacre em Bucha seria apenas a ponta do icebergue dos horrores causados pelas tropas russas aos civis.
Em Hostomel, uma outra cidade nos arredores de Kiev, as forças ucranianas dão conta de mais de 400 desaparecidos após o recuo das tropas russas.
Não se sabe ao certo se terão partido ou se terão tido um destino idêntico às vítimas de Bucha e de Borodyanka.