fbpx
Select Page
Mundo

Brexit: E depois do acordo?

Boris Johnson tenta obter maioria no parlamento para aprovar documento. Bruxelas apreensiva quanto a possível rejeição no parlamento britânico.

18 Outubro, 2019 - 15:19

Eduarda Pires
Led By Donkeys/via REUTERS

A incerteza em torno do Brexit não acabou, mesmo depois do acordo alcançado ontem entre União Europeia e Reino Unido. Esta manhã e depois de um dia de ganhos, as bolsas acordaram em queda ligeira, com os investidores expectantes em relação à votação no parlamento britânico deste entendimento. O acordo vai a votação no Parlamento britânico já amanhã e as perspetivas são, no mínimo, incertas.

Expectante está também a Comissão Europeia, que “já viu este filme” com Theresa May… Por isso mesmo Jean Claude Juncker, presidente da Comissão, já disse antever uma situação muito complicada, caso o acordo seja rejeitado pelo parlamento britânico. Angela Merkel também veio hoje alertar para a gravidade de um novo adiamento do Brexit, caso tal aconteça.

No entanto, Boris Jonhson e seus governantes continuam a dizer que estão confiantes na aprovação do documento. O primeiro-ministro britânico começa hoje a corrida contra o tempo de forma garantir que tem maioria na Câmara dos Comuns para o acordo ter luz verde. O Brexit está marcado para 31 de outubro, ou seja, mas daqui a menos de duas semanas.

Entretanto, hoje, uma mensagem original e gigante foi deixada num campo agrícola, no sul de Inglaterra, por um grupo de não apoiantes do Brexit. Com a ajuda de um trator, escreveram na terra letras com 40 metros a dizer que agora o Reino Unido quer permanecer na União Europeia. Este grupo intitulado “Led by Donkeys” defende que atualmente a maioria dos britânicos não quer sair do espaço comunitário, apesar do resultado do referendo de há três anos.

Últimas

SHARE RECORD TV MAGAZINE

Receba a nossa Newsletter

Record TV Europa