Britânicos preparam Jubileu da rainha Isabel II

Britânicos preparam Jubileu da rainha Isabel II
REUTERS
PUB

Esta semana arrancam as celebrações do Jubileu de Platina da Rainha Isabel II. No Reino Unido, já se fazem os preparativos para o evento histórico.

Com nove anos, a pequena princesa Elizabeth ou Isabel, na tradução portuguesa, marcava presença com a família na varanda do Palácio de Buckingham para celebrar o Jubileu de prata do avô, o rei Jorge V em 1935. Mal sabia que seria ela, num futuro longínquo, a única monarca britânica a alcançar o jubileu de platina.

Esta semana os britânicos celebram 70 anos de soberania cujos preparativos já começaram. Em Londres, as ruas enchem-se de bandeiras e cores nacionais e as lojas de itens relacionados com a família real, prosperam.

As celebrações arrancam na quinta-feira. Quatro dias para os eventos, que vão desde desfiles militares, festas de rua e a aparição habitual na varanda do Palácio de Buckingham, que marca todos os principais eventos da família real britânica.

Ainda assim e apesar de ser a protagonista, não se sabe em quantos destes eventos participará a Rainha, devido a problemas de mobilidade que já levaram a rainha a falhar alguns eventos oficiais. A confirmação e presença oficial da rainha nos eventos só deverá ser definida e anunciada no próprio dia.