Bruxelas propõe limite ao preço do gás russo

Bruxelas propõe limite ao preço do gás russo
REUTERS/Johanna Geron

Comissão Europeia quer um limite de preços para importações de gás por gasoduto da Rússia para a União Europeia. Medida foi anunciada hoje por Ursula Von der Leyen.

A Comissão Europeia quer impor um teto máximo para o preço do gás importado da Rússia. Esta é uma das medidas anunciadas esta quarta-feira por Ursula Von der Leyen, que serão propostas e discutidas pelos ministros europeus da Energia na próxima sexta-feira.

Uma forma encontrada por Bruxelas de forma a contornar nos preços atualmente praticados no setor. “A Rússia está a manipular os nossos mercados de energia e com isso somos confrontados com preços astronómicos”, escreveu Von der Leyen no Twitter. De acordo com a presidente da Comissão Europeia, as medidas hoje apresentadas servem para “proteger consumidores e empresas vulneráveis”.

Entre as medias propostas está também a limitação das receitas de empresas produtoras de eletricidade e uma contribuição de solidariedade para companhias de petróleo e gás. Por outro lado, as concessionárias de energia devem receber apoios à liquidez de forma a conseguirem lidar com a grande volatilidade nos preços.

Von der Leyen propõe ainda a implementação de uma estratégia de utilização inteligente de energia, reduzindo custos.

Na semana passada, os ministros das Finanças das economias que compõem o G7 já tinham acordado em impor um limite ao preço do petróleo russo.

Esta quarta-feira Vladimir Putin voltou a ameaçar que se houver um teto máximo para os preços da energia, a Rússia irá deixar de exporta petróleo e gás para a Europa