Cabeleireiros podem ter de pagar 500 euros se lavarem duas vezes o cabelo dos clientes

Cabeleireiros podem ter de pagar 500 euros se lavarem duas vezes o cabelo dos clientes
Photo by George Becker on Pexels.com

Itália está a passar por uma seca e uma onda de calor que obrigaram alguns locais na cidade de Itália a decretar Estado de Emergência. 

Na pequena cidade de Castenaso, em Itália, os cabeleireiros e barbeiros estão proibidos de lavar o cabelo dos clientes duas vezes. O objetivo é preservar a água, numa altura em que o país se encontra numa das piores secas dos últimos 70 anos.

A prática de lavar o cabelo, mais que uma vez, é responsável pelo desperdício de milhares de litros de água por dia, defendeu o presidente da Câmara, Carlo Gubellini. “Se multiplicarmos a quantidade de água utilizada para cada cliente, estamos a falar de milhares de litros de água”, disse ainda Gubelli ao Corriere della Sera.

A pequena cidade italiana tem cerca de 16 mil habitantes e, entre cabeleireiros e barbeiros, são dez os estabelecimentos a responder à medida implementada. A multa varia entre os 25 e os 500 euros sendo que o principal objetivo passa por “sensibilizar para o uso consciente, tentando minimizar o consumo”.

Até ao momento Gubellini foi o único local a implementar esta medida. 

A gravidade da seca e da onda de calor sentidas no país já obrigou algumas regiões a declarar Estado de Emergência. Milão, por exemplo, desligou as suas fontes decorativas.