fbpx
Select Page
Mundo

Cachalote encontrada morta em praia com quilos de plástico no estômago

Peritos revelaram que os “vários quilos de lixo” encontrados no estômago do animal terão sido a causa da sua morte.

21 Maio, 2019 - 14:55

Record TV

Uma jovem cachalote, de cerca de sete anos, foi encontrado morta com o estômago cheio de plástico, numa praia em Cefalù, destino turístico na Sicília, em Itália, avança a CNN.

O anúncio do sucedido foi partilhado pela Greenpeace Itália, que partilhou várias fotos da carcaça do animal na sua página de Facebook.

Nas imagens é possível ver o plástico que foi recolhido do estômago do animal. “Como podem ver pelas fotos que estamos a partilhar, encontrámos muito plástico no estômago do cachalote”, disse Giorgia Monti, da Greenpeace. “Não sabemos se o animal morreu por causa do plástico, mas também não podemos simplesmente fingir que nada aconteceu”, continuou.

No sábado, dez peritos fizeram a autópsia ao jovem animal, que ainda não tinha dentes. Carmelo Isgro, da Universidade de Messina, partilhou várias imagens no Facebook que podem ferir a suscetibilidade dos mais sensíveis. “São imagens fortes, mas quero que todos vejam e percebam o que estamos a fazer ao nosso mar e aos seus animais”, explicou.

Isgrio partilhou ainda um vídeo onde é possível ver o momento em que os peritos abrem o estômago da fêmea e retiram vários sacos de plástico do seu interior e os colocam num caixote.

Em relação à causa da morte a hipótese mais provável é “o plástico ter criado um bloqueio que impediu a passagem de comida. Esta é muito provavelmente a causa de morte. Não encontrámos sinais que nos dessem qualquer outra razão para a morte”, explicou o perito da Universidade de Messina.

Giorgia Monti revelou ainda que, nos últimos cinco meses, cinco cachalotes deram à costa mortos em praias italianas. Em abril, uma fêmea de cachalote grávida foi encontrada na Sardenha, com 22 quilos de plástico no estômago.

Advertisements

Últimas

SHARE RECORD TV MAGAZINE

Receba a nossa Newsletter

Record TV Europa