Caixão da Rainha chega hoje ao Palácio de Buckingham

Caixão da Rainha chega hoje ao Palácio de Buckingham

Urna vai sair da Catedral de Santo Egídio de carro funerário até ao aeroporto acompanhada pela filha da monarca, a princesa Ana.

O caixão com o corpo da Rainha Isabel II vai partir hoje de avião de Edimburgo, Escócia, para Londres, onde terá lugar o funeral de Estado na segunda-feira.

A urna vai sair da Catedral de Santo Egídio pelas 17:00 locais (a mesma hora em Lisboa) de carro funerário até ao aeroporto acompanhada pela filha da monarca, a princesa Ana, que irá também no mesmo avião para Londres.

Já na capital britânica, após uma viagem pelas ruas da cidade, o caixão ficará em repouso no Palácio de Buckingham em cima de cavaletes na Sala do Arco, até ser transferido para o edifício do parlamento britânico, na quarta-feira.

Entretanto, o Rei Carlos III continua a digressão pelas diferentes nações do Reino Unido após a proclamação no sábado, viajando hoje para Belfast, para o Castelo de Hillsborough, onde visitará uma exposição sobre a relação de Isabel II com a Irlanda do Norte.

Uma vez que não existe um governo autónomo em funções, o Rei irá reunir com o ministro para a Irlanda do Norte, Chris Heaton-Harris, líderes partidários e vai receber a mensagem de condolências do presidente da Assembleia regional.

Acompanhado pela rainha consorte, Camilla, o Rei assistirá a uma missa na Catedral de Santa Ana em honra da Rainha Isabel II e depois reunirá com líderes de várias religiões.

A Rainha Isabel II morreu na passada quinta-feira, aos 96 anos, no Castelo de Balmoral, na Escócia, após 70 anos e 214 dias como chefe de Estado do Reino Unido e de mais 14 outros países.

Elizabeth Alexandra Mary Windsor nasceu a 21 de abril de 1926, em Londres, e tornou-se Rainha de Inglaterra em 1952, aos 25 anos, após a súbita morte do pai, Jorge VI, que subiu ao trono após a abdicação do irmão, Eduardo VIII, para poder casar com uma divorciada norte-americana, Wallis Simpson.

Após a morte de Isabel II, o seu filho primogénito, de 73 anos, tornou-se rei como Carlos III.