Campeão mundial de jiu-jitsu morto a tiro em São Paulo

Campeão mundial de jiu-jitsu morto a tiro em São Paulo

Autoridades detiveram agente da polícia acusado da morte do atleta.

O campeão mundial de jiu-jitsu Leandro Lo foi atingido com um tiro na cabeça após uma discussão numa festa em São Paulo, na madrugada de domingo.

As autoridades brasileiras prenderam um agente da polícia acusado de ter matado o atleta.

O tenente Henrique Otávio Oliveira Velozo, 30 anos, da Polícia Militar de São Paulo, compareceu no domingo perante os seus superiores e foi imediatamente detido como suspeito do crime.

A detenção cumpre uma ordem do Tribunal de Justiça de São Paulo, que impõe a detenção preventiva durante 30 dias, enquanto Veloso é investigado, como principal suspeito do homicídio do campeão mundial.

De acordo com a Polícia Civil de São Paulo, Velozo foi levado a uma esquadra para depor e posteriormente será transferido para uma penitenciária especial para agentes das forças de segurança.

O assassinato ocorreu no Esporte Clube Sírio, na zona sul de São Paulo, a maior cidade do Brasil, onde o atleta tinha ido com amigos para um espetáculo de um grupo de música popular, numa festa.

Segundo testemunhas, o lutador discutiu, por motivos ainda não conhecidos, com Velozo, aparentemente bêbado, e imobilizou o agente de polícia com uma chave de braço, típica das artes marciais. Assim que ficou livre, o agente sacou de uma arma e disparou contra a cabeça do campeão mundial.

A vítima foi levada para um hospital, onde a morte foi confirmada.

Embora tenha fugido do local do crime, o suposto agressor, que estava vestido à paisana, num dia de folga, foi identificado por testemunhas e com o auxílio de câmaras de segurança.

Segundo informações da imprensa brasileira, Velozo já tinha sido punido por atos de indisciplina, por ter interferido numa discussão e agredido um outro agente da polícia, num incidente ocorrido num bar de São Paulo.

Leandro Pereira do Nascimento Lo, 33 anos, foi oito vezes campeão mundial de jiu-jitsu em cinco categorias diferentes e conquistou cinco títulos mundiais na modalidade, além de oito títulos pan-americanos na modalidade.

O lutador, que conquistou o seu primeiro título mundial em 2012 na categoria leve, ainda estava ativo e em maio deste ano conquistou um novo título mundial, mas na categoria meio-pesado. O brasileiro tinha planos para disputar um campeonato nos Estados Unidos nos próximos dias.