fbpx
Select Page
Mundo

Caravelas Portuguesas chegam a Cabo Verde

by 16 Maio, 2019 - 16:51

Caravelas Portuguesas deram à costa em praias de Cabo Verde, como consequência do mar revolto e das correntes dos últimos dias.

by 16 Maio, 2019 - 16:51

Record TV
Pedro Noel da Luz

A associação Movimento Contra a Poluição em Cabo Verde (MCPCV) referiu que a espécie perigosa surgiu na praia de Kebra Canela, na cidade da Praia.

“Venho por este meio alertar os banhistas e nadadores para terem atenção com o aparecimento da espécie cravela-portuguesa nas nossas praias”, escreveu o movimento ambientalista na página de Facebook.

A espécie deu à costa na praia de Kebra Canela mas a associação alertou para a possibilidade de poderem estar noutras praias das ilhas cabo-verdianas.

De nome científico ‘Physalia physalis’, o organismo gelatinoso apresenta um flutuador em forma de “balão” de cor azul e, por vezes, de tons lilás e rosa.

O grupo aconselhou os banhistas e nadadores a não tocarem nesta espécie, mesmo quando aparenta estar morta na praia.

Em caso de contacto com os tentáculos de uma caravela-portuguesa, a zona afetada deve ser bem limpa com água do mar e devem ser retirados quaisquer pedaços de tentáculos que possam ter ficado presos na pele, explicou o MCPCV.

Na terça-feira, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) alertou para o aparecimento da espécie em toda a costa de Portugal, incluindo Açores e Madeira.

Últimas

SHARE RECORD TV MAGAZINE

Receba a nossa Newsletter

Record TV Europa