Carlos III fala pela primeira vez para os britânicos

Carlos III fala pela primeira vez para os britânicos
REUTERS

Carlos III discursou hoje pela primeira vez como Rei do Reino Unido. Carlos II lembrou o percurso da mãe Isabel II e prometeu manter também ele uma vida de serviço.

Era o discurso mais aguardado. Carlos III, que no nome carrega já o título herdado da mãe, falou para os britânicos e todos aqueles que de alguma forma, olharam com admiração para o percurso de Isabel II:

A atravessar um momento de luto, o novo rei britânico lembrou a mãe como uma fonte de inspiração, numa dívida que será difícil de saldar.

“Durante toda a sua vida, sua majestade a rainha, a minha adorada mãe, foi uma inspiração e exemplo para mim e toda a minha família. Nós devemos-lhe a maior divida que qualquer família tem para com a sua mãe…pelo seu amor, afeto, orientação e exemplo”, afirmou o monarca.

Carlos III lembrou a promessa de Isabel II feita numa transmissão na cidade do Cabo, em 1947 de uma vida de devoção aos súbditos britânicos. Também Carlos III quis deixar o mesmo compromisso.  

“Tal como a própria Rainha fez com tão inabalável devoção, agora também eu me comprometo solenemente, durante o tempo restante que Deus me conceder, a defender os princípios constitucionais no coração da nossa nação”, afirmou.

Carlos III enalteceu a esposa, Camila Parker Bowles, agora rainha consorte e ainda o filho, príncipe William, que deverá, com ajuda de Kate, continuar a liderar e inspirar. Harry e Meghan não ficaram de fora do discurso, com o rei a expressar o amor sentido pelo casal que irá continuar a construir a sua vida para lá do Reino Unido.

Carlos III terminou o discurso com palavras de gratidão para ao povo britânico e a todos os que, de alguma forma, sentiram a partida de Isabel II. No final o agradecimento mais especial poderia ser apenas para uma pessoa.

“Para a minha querida Mamã, que começas a tua última grande viagem para te juntares ao meu querido papá. Eu simplesmente digo: obrigada.

O discurso de Carlos aconteceu no primeiro dia em funções oficiais como Rei do Reino Unido.O novo monarca foi acarinhado por uma multidão que o esperava junto dos portões do Palácio de Buckingham. Amanhã de manhã será proclamado, de forma oficial, Rei do Reino Unido.