Chanceler alemão sugere gasoduto em Portugal

Chanceler alemão sugere gasoduto em Portugal
REUTERS/Lisi Niesner

Olaf Scholz já apresentou a ideia a António Costa. Primeiro-ministro diz que Alemanha “pode contar a 100% com o empenho” do país.

A Alemanha quer construir um gasoduto em Portugal para levar gás para toda a Europa. A ideia foi revelada esta quinta-feira por Olaf Scholz e visa cortar a dependência da Europa para com o gás russo.

“Sente-se falta de um de forma dramática. Esse gasoduto diminuiria enormemente a dependência que verificamos na atual situação”, afirmou o alemão. Olaf Scholz afirmou inclusive que já informou António Costa e a presidente da Comissão Europeia do projeto.

Uma ideia que parece entusiasmar o primeiro-ministro português, que garantiu que a Alemanha poderá conta com “100% do emprenho de Portugal”.

“A Alemanha pode contar 100% com o empenho de Portugal para a construção do gasoduto. Hoje para o gás natural, amanhã para o hidrogénio verde”, escreveu António Costa numa publicação na sua conta oficial da rede social Twitter.

O gasoduto faria o transporte de gás a partir de Portugal, Espanha e França para o resto da Europa e dessa forma os países dependentes do gás russo poderiam ter outras alternativas energéticas resolvendo, nas palavras do chanceler alemão, “os problemas atuais” face ao gás vindo da Rússia.