Cheias na Europa fazem 13 vítimas mortais

Cheias na Europa fazem 13 vítimas mortais
REUTERS

O mau tempo na Europa já provocou pelo menos 13 mortes. Itália, França e Áustria estão a braços com inundações. 

Na ilha de Córsega, o governo francês viu-se obrigado a ativar o gabinete de crise. A tempestade fez pelo menos seis vítimas mortais. Entre elas está uma criança de 13 anos, que foi atingida por uma árvore e uma idosa, que perdeu a vida quando a cobertura de um restaurante de praia caiu sobre o carro.

As rajadas de vento ultrapassaram os 220 km/h e há 35 mil casas sem luz. Junto ao porto, as autoridades tiveram de resgatar dezenas de pessoas. Nas ruas há arvores caídas, carros destruídos e alguns parques de campismo tiveram de ser evacuados.

Todo o sul de frança está completamente inundado. Em Marselha, choveu nas últimas 24 horas o equivalente a seis meses de chuva normal.

Mas em Itália, o cenário não é muito diferente. A intensidade do vento não só destruiu esplanadas na praça de são marcos em Veneto, Veneza, como arrancou pedaços de tijolo do campanário. Os turistas tiveram de ser retirados.

Por causa do mau tempo, Veneto e também a região de Toscana declararam estado de emergência. Nesta última há registo de pelo menos duas mortes, na sequência de queda de arvores.

Mais de cem pessoas foram ainda obrigadas a sair de casa e cerca de cem embarcações que navegavam no mar Mediterrâneo pediram socorro às autoridades.

Na Áustria, que enfrenta uma vaga de calor, uma tempestade causou também tragédia. Na região de Caríntia, várias arvores caíram e a ondulação do lago chegou a ter 50 centímetros de altura, provocando a morte a duas crianças e fazendo pelo menos 15 feridos, alguns em estado grave.