fbpx
Select Page
Mundo

Chuvas no México causam sete mortos

Chuvas intensas já afetaram mais de meio milhão de pessoas.

6 Outubro, 2020 - 17:00

Diogo Ramalho

Sete mortos – três por arrastamento e afogamento e quatro por deslizamento de terras – foi o resultado das cheias que estão a atingir há vários dias o sudeste do México.

As vítimas mortais foram registadas nos estados de Tabasco e Chiasca, dois dos mais castigados pelo mau tempo.

As autoridades dão ainda conta de quase 602 mil pessoas afetadas, tendo sido retiradas de casa mais de 5 mil. Há ainda a registar danos em quase 14 mil habitações.

As previsões da queda de mais água levaram vários residentes a retirar tudo de casa.

“Alguns dos vizinhos conseguiram planear com antecedência. Podemos prever a quantidade de água que aí vem, que não é como nos outros anos. Talvez seja melhor esvaziar as nossas casas e não deixar nada para trás”, referiu Carlos Lopez, residente na região.

Há um número ainda indeterminado de casas destruídas, estradas intransitáveis e dezenas de árvores caídas no chão. A tempestade levou à frente tudo o que conseguiu.

Esta segunda-feira a responsável pela Coordenação de Proteção Civil mexicana anunciou um conjunto de recomendações à população para que esteja atenta aos avisos e informações emitidas pelas autoridades. Foi ainda fortemente recomendado que a população evite o cruzamento de áreas com água corrente em rios, estradas, rodovias, encostas ou declives.

O país sofre com um dos sistemas de tratamento de águas mais frágeis do mundo. Centenas de cidadãos estão desesperados com as cheias e em dois bairros do município do Centro a população fechou estradas e queimou pneus para exigir o funcionamento de bombas hidráulicas que ajudem a escoar as águas.

Nas próximas horas, o México poderá continuar a ser afetado pelo mau tempo. O nível de ameaça sobe à medida que a tempestade tropical Delta se aproxima do país. A tempestade transformou-se já num furacão e deverá aproximar-se da península do Lutacão antes de seguir para o sul dos Estados Unidos.

Últimas

SHARE RECORD TV MAGAZINE

Record TV Europa