fbpx
Select Page
Mundo

Ciclone Trevor deixa Austrália em estado de emergência

As autoridades australianas decretaram estado de emergência no norte do país devido à aproximação do ciclone Trevor. Milhares de pessoas já foram retiradas das respetivas comunidades.

21 Março, 2019 - 13:56

Vânia Mateus

Só de Groote Eylandt, cerca de 1.600 habitantes foram retirados e em Numbulwar centenas de pessoas também já tiveram de abandonar as habitações.

Estas são as maiores evacuações efetuadas desde 1974, quando o ciclone Tracy destruiu praticamente a totalidade da cidade de Darwin.

De acordo com os meteorologistas, estima-se que o Trevor vá ganhando intensidade à medida que vai avançando, podendo chegar à categoria 4, entrando em terra no sábado na zona de Port McArthur. Se se confirmar a categoria 4, as rajadas de vento podem chegar aos 279 quilómetros por hora. Na sua passagem pelo estado australiano de Queensland, o Trevor provocou já danos materiais, queda de árvores e postes de eletricidade.

As autoridades australianas estão ainda a monitorizar um segundo ciclone, o Verónica, que durante a noite intensificou de categoria 1 para categoria 4, podendo chegar à categoria 5 nas próximas 24 horas.

O Verónica, atualmente no oceano, deverá tocar terra na costa de Pilbara durante o fim-de-semana.

Últimas

SHARE RECORD TV MAGAZINE

Receba a nossa Newsletter

Record TV Europa