Cientistas conseguem cultivar plantas em solo lunar

Cientistas conseguem cultivar plantas em solo lunar
REUTERS
PUB

Solo lunar recolhido há anos pela NASA foi agora utilizado para cultivar plantas, com resultados promissores.

Nos Estados Unidos, cientistas conseguiram cultivar com sucesso plantas utilizando solo lunar. Foi a primeira vez que conseguiram realizar tal feito com as sementes a brotarem ao fim de dois dias.

O material utilizado foi recolhido pelas missões de Apollo, realizadas pela NASA na lua entre 1969 e 1972.

Os resultados dos investigadores da Universidade da Florida mostram-se desta forma promissores e os investigadores acreditam que no futuro seja possível construir estufas no satélite do planeta Terra.

“Esta pesquisa é fundamental para os objetivos de exploração humana de longo prazo da NASA, uma vez que vamos precisar de usar recursos encontrados na Lua e em Marte para desenvolver fontes de alimento para os futuros astronautas a viver e a operar no espaço”, explicou Bill Nelson, administrador da NASA.

O estudo revelou que todas as sementes brotaram, mas as plantas acabaram atrofiadas, o que deixa a porta aberta a melhoramentos e mais investigação na área.

“Isto foi o primeiro passo no que esperamos ser um processo muito longo e de várias décadas de descobrir estas coisas e, quando voltarmos à lua, fazê-lo na superfície lunar”, afirmou Stephen Elardo, geólogo da Universidade de Florida.