Solo lunar recolhido há anos pela NASA foi agora utilizado para cultivar plantas, com resultados promissores.
Nos Estados Unidos, cientistas conseguiram cultivar com sucesso plantas utilizando solo lunar. Foi a primeira vez que conseguiram realizar tal feito com as sementes a brotarem ao fim de dois dias.
O material utilizado foi recolhido pelas missões de Apollo, realizadas pela NASA na lua entre 1969 e 1972.
Os resultados dos investigadores da Universidade da Florida mostram-se desta forma promissores e os investigadores acreditam que no futuro seja possível construir estufas no satélite do planeta Terra.
“Esta pesquisa é fundamental para os objetivos de exploração humana de longo prazo da NASA, uma vez que vamos precisar de usar recursos encontrados na Lua e em Marte para desenvolver fontes de alimento para os futuros astronautas a viver e a operar no espaço”, explicou Bill Nelson, administrador da NASA.
For the first time ever, scientists have grown plants in lunar soil.
— NASA (@NASA) May 12, 2022
This @UF and @NASASpaceSci experiment using Apollo Moon samples could shape the future of sustainable astronaut missions to deep space. Dig into the story: https://t.co/ZtUvowKi8e pic.twitter.com/PWGzev7lmN
O estudo revelou que todas as sementes brotaram, mas as plantas acabaram atrofiadas, o que deixa a porta aberta a melhoramentos e mais investigação na área.
“Isto foi o primeiro passo no que esperamos ser um processo muito longo e de várias décadas de descobrir estas coisas e, quando voltarmos à lua, fazê-lo na superfície lunar”, afirmou Stephen Elardo, geólogo da Universidade de Florida.