Cinco mortos em Kharkiv nas últimas 24 horas

Cinco mortos em Kharkiv nas últimas 24 horas

Pelo menos outras 15 ficaram feridas na sequência dos bombardeamentos russos à região.

“Durante as últimas 24 horas, o inimigo bombardeou os bairros residenciais de Osnovyansky e Kyivsky, pertencentes à cidade de Kharkiv, e os municípios de Izium, Chuhuiv e Bohodukhiv, além da própria cidade” que dá nome à região, publicou o chefe da Administração Militar Regional, Oleh Synehubov, na rede de mensagens Telegram.

Na segunda-feira “morreram, infelizmente, três pessoas: uma mulher na cidade de Korotych, distrito de Kharkiv, um homem na aldeia de Udy, município de Bohodukhiv, e outra mulher na cidade de Chkalovske, em Chuhuiv. E 14 civis ficaram feridos na região”, explicou o militar, acrescentando que entre os feridos estão um rapaz de 16 anos e uma menina de 13 anos.

Synehubov adiantou ainda que, hoje, os bombardeamentos continuaram nesta região vizinha de Donbass, causando a morte de um menino de 12 anos em Izium (onde uma outra pessoa ficou ferida) e de uma mulher na cidade de Zolochev.

O militar confirmou que os combates continuam no norte e nordeste da região: “o inimigo tentou contra-atacar as posições das nossas Forças Armadas mas falhou e retirou-se para posições anteriormente ocupadas, encontrando-se agora na defensiva”.

A região de Kharkiv tem sofrido fortes bombardeamentos dos russos nos últimos dias, já que constitui uma passagem natural para entrar nas regiões vizinhas de Donetsk e Lugansk, ambas pró-russas e já parcialmente ocupadas pelo exército enviado por Moscovo.