fbpx
Select Page
Mundo

Clima está cada vez mais instável devido ao degelo

Derretimento de gelo na Gronelândia e Antártida irá a provocar sérias mudanças com temperaturas cada vez mais extremas e imprevisíveis.

10 Fevereiro, 2019 - 14:07

Diana Rosa Rodrigues
Reuters/Alexandre Meneghini

As conclusões são de um estudo publicado esta semana na revista científica Nature. O clima está cada vez mais instável e selvagem devido ao degelo e a tendência é piorar ao longo do século.

Com as atuais políticas governamentais globais estamos a caminhar para três a quatro graus de aquecimento acima dos níveis pré-industriais, fazendo com que uma quantidade significativa de gelo derretido da Gronelândia e dos campos de gelo antárticos entre nos oceanos”, disse Nick Golledge, do Centro de Pesquisa Antártica da Universidade de Victoria, na Nova Zelândia.

O estudo simulou como o degelo nestas duas regiões irá provocar mudanças nas temperaturas e nas correntes dos oceanos, alterando os níveis de aquecimentos em todo o planeta.

O estudo, realizado por cientistas da Nova Zelândia, Canadá, Reino Unido, Alemanha e Estados Unidos, mostra que o degelo levará ao aumento de 25 centímetros do nível do mar até 2100, o que irá provocar várias alterações em diversas regiões do mundo. Os especialistas explicam que a redução das emissões de gases podem minorar estes efeitos que devem ser mantidos sobre constante observação, uma vez que que esta é uma área moldada pela incerteza e imprevisibilidade.

Últimas

SHARE RECORD TV MAGAZINE

  • Share Magazine 41 - Graziela Schmitt
Record TV Europa