Confrontos junto ao consulado de Angola em Lisboa

Confrontos junto ao consulado de Angola em Lisboa

UNITA diz que vai à frente na contagem e contraria dados da Comissão Nacional Eleitoral.

Registaram-se confrontos entre as autoridades e alguns eleitores angolanos, durante esta madrugada, junto ao Consulado Geral de Angola, em Lisboa.

Foram arremessadas pedras contra um autocarro, que transportava funcionários da embaixada angolana, e um polícia terá sido atingido.

Os eleitores acusam membros do MPLA (Movimento Popular de Libertação de Angola) de fugir com votos e de não publicarem as atas com os resultados apurados.

Os resultados provisórios das eleições, anunciados pela Comissão Nacional Eleitoral (CNE) de Angola, dão vitória ao MPLA, quando estão apurados 33,6% dos votos.

No entanto, o candidato a vice-Presidente pela UNITA (União Nacional para a Independência Total de Angola), Abel Chivukuvuku, garante que os dados provisórios apontam para “uma tendência de vitória da UNITA em todo o país”.

“Os nossos centros de escrutínio estão avaliar atas sínteses que estão a ser publicadas extensivamente nas redes sociais e que dão claros indicadores provisórios de vitória da Unita em todas províncias do país”, afirmou.

O militante da UNITA garante que os indicadores da CNE de Angola “não são fiáveis”.