fbpx
Select Page
Mundo

Congresso anuncia acordo provisório sobre fronteira no México

Democratas e republicanos terão alcançado princípio de acordo que permite evitar “shutdown” da administração.

12 Fevereiro, 2019 - 18:26

Diana Rosa Rodrigues
REUTERS/Jorge Duenes

Democratas e Republicanos correm contra o tempo para alcançar um acordo de financiamento dos serviços federais norte-americanos e assim impedir um novo “shutdown” da administração que pode iniciar já no sábado.

Ao final da tarde de segunda-feira, surgia uma luz ao fundo do túnel com o anúncio de um entendimento provisório.

“Chegámos a um acordo de princípio sobre segurança interna e outros seis projetos de lei. As nossas equipas irão trabalhar fervorosamente para juntar todos os detalhes e é isto que podemos avançar por agora”, explicou o senador republicano, Richard Shelby.

Os detalhes do acordo não foram ainda avançados mas o financiamento do muro na fronteira com o México será um dos tópicos.

A imprensa norte-americana avança que, em vez dos 5,7 mil milhões de dólares pedidos por Donald Trump, o entendimento provisório oferece 1,37 mil milhões para construção de novas cercas ao longo da fronteira a sul, um valor muito semelhante ao que tem sido atribuído pelo Congresso nos últimos dois anos.

Ao mesmo tempo que era anunciado o suposto acordo, no Texas, Donald Trump reafirmava a intenção de construção do muro.

O suposto entendimento ainda não está fechado nem aprovado no Congresso e carece ainda da assinatura do Presidente. Não se sabe ainda qual a opinião da Casa Branca sobre o documento. Se não for aprovado, os serviços federais ficam novamente sem financiamento.

De recordar que o último “shutdown” durou 35 dias, tendo sido o mais longo da história norte-americana, deixando milhares de trabalhadores sem ordenado e centenas de estruturas estatais encerradas.

Advertisements

Últimas

SHARE RECORD TV MAGAZINE

Receba a nossa Newsletter

Record TV Europa