fbpx
Select Page
Mundo

Coreia do Norte reclama de apreensão “ilegal” de navio pelos EUA

Coreia do Norte classificou como um "ato ilegal de roubo" a apreensão de um de seus cargueiros pelos EUA.

14 Maio, 2019 - 15:20

Diana Rosa Rodrigues
REUTERS

A declaração aconteceu na passada quinta-feira, com o Departamento de Justiça norte-americano a anunciar a apreensão de um navio de carga pertencente à Coreia do Norte.

Hoje, o governo norte-coreano reagiu ao anúncio com o Ministério dos Negócios Estrangeiros da Coreia do Norte a falar num claro “ato ilegal de roubo” que vai contra o espirito da declaração conjunta, assinada por Donald Trump e Kim Jong-un na primeira cimeira entre os dois líderes que ocorreu em junho de 2018, em Singapura.

O “Wise Honest” foi confiscado pelas autoridades indonésias em abril de 2018, estando atualmente na posse de Washington, com a administração norte-americana a alegar que este violava as sanções internacionais impostas a Pyongyang, ao exportar carvão e importar máquinas.

Num comunicado divulgado pela agência noticiosa oficial do regime, o porta-voz do ministério norte-coreano exigiu a devolução imediata do navio, um dos maiores da frota do país, e deixou ainda um aviso aos Estados Unidos, que devem estar cientes das consequências das respetivas ações que apelidou dignas de gangsters.

Este episódio entre Estados Unidos e Coreia do Norte vem alimentar a escalada de tensão entre os dois países depois da última cimeira, falhada, entre Donald Trump e Kim Jong-un, realizada em fevereiro, em Hanói, no Vietname.

Últimas

SHARE RECORD TV MAGAZINE

Receba a nossa Newsletter

Record TV Europa