Cruz Vermelha disposta “a liderar” nova tentativa para retirar civis de Mariupol

Ucrânia: Mariupol anuncia mais uma tentativa para retirar civis

O Comité Internacional da Cruz Vermelha está disposto “a liderar” as operações de retirada de civis de Mariupol a partir de sexta-feira.

“É vital que essas operações aconteçam. A vida de dezenas de milhares de pessoas em Mariupol depende disso”, referiu o Comité Internacional da Cruz Vermelha (CICV) , em comunicado, lembrando que já tentou organizar retiradas de civis em diversas ocasiões, mas não conseguiu por falta de segurança.

O Ministério da Defesa russo anunciou, na noite de quarta-feira, que iria hoje fazer um cessar-fogo e abrir corredores para retirada de civis, presos há semanas naquela cidade atacada pelas forças russas.

“As nossas equipas estão a caminho, com equipamentos e materiais médicos pré-posicionados para facilitar a passagem segura de civis para fora de Mariupol”, assegurou o CICV no mesmo comunicado.

“Por razões logísticas e de segurança, estamos disponíveis para liderar estas operações de passagem [pelos corredores] segura na sexta-feira, desde que todas as partes concordem com os termos exatos, incluindo a rota, o horário de início e a duração” da operação, especificou o CICV.

A organização tem insistido na necessidade de ter atenção aos mínimos detalhes, negociando-os com todas as partes, incluindo com os líderes militares no local.

O Governo ucraniano pretende enviar 45 autocarros para retirar os civis de Mariupol, já que a Rússia declarou estar “pronta para abrir o acesso a colunas humanitárias em Mariupol” para que se dirijam à cidade de Zaporozhye, segundo a vice-primeira-ministra ucraniana, Iryna Vereshchuk.

Hoje foram também abertos corredores humanitários em Melitopol e Energod.