Descoberto em Angola maior diamante dos últimos 300 anos

Descoberto em Angola maior diamante dos últimos 300 anos
Reprodução Site Oficial / Lucapa Diamond Company

O diamante rosa puro pesa 170 quilates. 

Um diamante rosa puro, com 170 quilates, foi descoberto por uma empresa mineira australiana, Lucapa Diamond Company. Acredita-se que este seja o maior diamante descoberto nos últimos 300 anos.

Foi encontrado esta quarta-feira na mina do Lula, no nordeste de Angola. É um dos maiores diamantes cor-de-rosa alguma vez descoberto, juntando-se aos maiores cristais já encontrados em Angola, também nesta mina. 

“Este (…) espetacular diamante cor-de-rosa de Lulo continua a mostrar que Angola é um ator importante no panorama mundial da extração de diamantes”, afirmou o ministro dos Recursos Minerais angolano, Diamantino Azevedo.

O cristal “Rosa do Lulo” ainda vai ser cortado e polido, para que possa atingir o seu valor real. Este processo faz com que a pedra perca 50% do seu peso. Depois, o diamante vai ser vendido em leilão internacional, devendo atingir um preço elevado.

O diamante mais caro da história continua a ser o “Pink Star”, com 49,6 quilates. Este cristal foi leiloado em 2017, em Hong Kong, por 71,2 milhões de dólares, o que corresponde a cerca de 70 milhões de euros.