Detenção do filho de El Chapo dá origem a onda de violência no México

Detenção do filho de El Chapo dá origem a onda de violência no México
REUTERS

Contam-se já, pelo menos, 29 mortos.

Num cenário de guerra, a cidade de Culiacán foi varrida por uma onda de violência, após as forças de segurança mexicanas terem entrado em confronto com homens armados.

Os desacatos ocorreram na sequência da detenção de Ovidio Guzmán-López, uma figura-chave do cartel de Sinaloa e filho do famoso barão da droga, Joaquin “El Chapo”.

Polícia e criminosos perseguiram-se ao longo de vários quilómetros e, pelo caminho, lojas e viaturas foram incendiadas e estradas foram bloqueadas. Pelo menos cinco pessoas morreram, entre os quais três agentes. A revolta dos membros do cartel também visou um avião da Força Aérea mexicana e ainda dois voos comerciais.

Um passageiro gravou o momento em que os ocupantes de um dos aviões se esconderam entre os assentos para escaparem à mira dos criminosos, enquanto o aparelho era baleado no aeroporto de Sinaloa.

Mais de uma centena de ligações aéreas foram canceladas por ordem das autoridades.Ovidio Guzmán-Lopez é líder da fação “Los Menores”, ligada ao cartel do Pacífico, responsável pela violência que afeta quatro estados mexicanos e ainda a região noroeste do país.

Estava a ser procurado pela polícia do México e dos Estados Unidos, por associação criminosa relacionada com drogas ilícitas. Juntamente com um irmão, Ovidio conspirava para distribuir cocaína, metanfetamina e canábis na América do Norte. Washington chegou a oferecer em dezembro cinco milhões de dólares pela captura do traficante, que se encontra agora numa cadeia de alta segurança na Cidade do México.