Dez mortos devido a esfaqueamentos no Canadá

Dez mortos devido a esfaqueamentos no Canadá
REUTERS

Dez pessoas morreram e pelo menos 15 ficaram feridas hoje depois de terem sido esfaqueadas em duas comunidades da província canadiana de Saskatchewan. Autoridades procuram os suspeitos.

“Localizamos 10 pessoas mortas em 13 locais nas comunidades de James Smith Cree Nation e Weldon em Saskatchewan”, localizadas no centro do país, adiantou a comissária da Polícia Montada do Canadá, Rhonda Blackmore.

Segundo referiu a responsável, várias outras pessoas ficaram feridas, 15 das quais tiveram de ser transportadas para diferentes hospitais.

A Polícia de Regina referiu em comunicado que, com o apoio da Polícia Montada, estava a trabalhar em várias frentes para localizar e deter os suspeitos e que tinha “mobilizado recursos adicionais para a segurança pública em toda a cidade”.

A autoridade de Saúde de Saskatchewan, citada pela agência Associated Press, avançou que várias vítimas estavam a ser tratadas em diversos locais.

“Foi emitido um pedido de pessoal adicional para responder ao afluxo de vítimas”, disse a porta-voz da autoridade, Anne Linemann.

De acordo com a comissária Rhonda Blackmore, as autoridades identificaram os supostos autores do ataque, Damien Sanderson e Myles Sanderson, de 31 e 30 anos, que continuam a ser procurados pelas forças policiais.

De acordo com as investigações preliminares, algumas das pessoas foram esfaqueadas intencionalmente, enquanto outras foram agredidas de forma aleatória, e, para já, as motivações dos agressores não são conhecidas.

Os suspeitos foram avistados pela primeira vez em Regina, capital de Saskatchewan, mas o alerta e as operações de busca estenderam-se às vizinhas províncias de Manitoba e Alberta, uma vasta região com metade do tamanho da Europa.