fbpx
Select Page
Mundo

Donald Trump declara estado de emergência nacional

Medida tem por objetivo assegurar o financiamento para a construção do muro na fronteira dos Estados Unidos com o México.

15 Fevereiro, 2019 - 16:45

Diana Rosa Rodrigues
REUTERS/Carlos Barria

Donald Trump já assinou o decreto executivo que declara o estado de emergência nacional, de forma a garantir o financiamento do muro na fronteira com o México. A notícia foi anunciada pelo próprio presidente norte-americano, numa declaração feita esta tarde na Casa Branca.

A ação surge como resposta do presidente ao impasse vivido no Congresso norte-americano. Donald Trump continua a afirmar que o muro servirá para proteger o país da imigração clandestina. A medida permite ao presidente a utilização de fundos federais, sem necessidade de aprovação do Congresso, numa decisão que está a causar polémica.

Os democratas estudam agora uma resposta, nomeadamente a possibilidade de avançar com uma ação legal ou legislativa de forma a travar a construção do muro.

Democratas e Republicanos aprovaram ontem à noite uma lei orçamental que evitará novo “shutdown” da administração, caso seja assinada por Donald Trump.

PUB

Últimas

SHARE RECORD TV MAGAZINE

Record TV Europa