Encontrados microplásticos em neve na Antártida

Encontrados microplásticos em neve na Antártida
Envato

É a primeira vez que cientistas encontram pequenos fragmentos em neve acabada de cair do céu.

As conclusões são de um estudo publicado na revista científica “The Cryosphere” que mostra como o plástico já chegou à neve da Antártida.

Os cientistas realçam que já foram encontrados vestígios minúsculos de plástico em variados locais, nomeadamente o gelo marinho, a água dos oceanos e até mesmo em sangue humano, mas em neve recente, esta foi a primeira vez.

As conclusões mostram que, por cada litro de neve derretida, foi possível identificar, me média, 29 partículas de microplásticos.

Foram identificados mais de uma dúzia de tipos diferentes de plásticos, mas o mais comum foi o PET, muito comum e utilizado para produzir garrafas de plástico para bebidas.

“É incrivelmente triste, mas encontrar microplásticos na neve fresca da Antártida realça a extensão da poluição de plástico, mesmo nas regiões mais remotas do mundo”, explicou Alex Aves, estudante envolvido na investigação.

Apesar de preocupantes e inesperados, pelo menos ao início, acabaram por não se revelar assim tão surpreendentes. “Olhando para trás, não estou assim tão surpreendida.  A partir dos estudos publicados nos últimos anos, aprendemos que em todos os lugares que procuramos microplásticos no ar, acabamos por encontrá-los”, explicou a Dra. Laura Revell, professora envolvida no estudo.