Erdogan reeleito presidente da Turquia

Erdogan reeleito presidente da Turquia
REUTERS/Umit Bektas

Recep Tayyip Erdogan foi reeleito presidente da Turquia, numa segunda volta muito renhida. Há 20 anos no poder, Erdogan, que apelou à união, enfrenta um país extremamente dividido e polarizado.

Habituado às vitórias políticas, Erdogan foi reeleito presidente da Turquia, com os resultados oficiais a ditarem uma vitória com 52 por cento dos votos. Perante uma multidão em festa, o presidente turco pediu união.

A responsabilidade que nos concederam significa que não estamos zangados nem ressentidos com ninguém. É altura de deixarmos para trás as disputas da campanha eleitoral. Está na altura de nos concentrarmos nos nossos objetivos nacionais, nos nossos sonhos e de nos unirmos em torno dos objetivos que partilhamos”, afirmou o presidente reeleito. 

Uma união que parece difícil. Desde que chegou ao poder que Erdogan nunca tinha precisado de uma segunda volta. Com uma diferença de apenas quatro pontos percentuais para o adversário, as eleições turcas revelaram um país profundamente dividido e polarizado, mergulhado ainda numa crise económica.

Do lado derrotado, Kemal Kilidcdaroglu, que obteve 48 por cento dos votos, fala numa “eleição injusta”, prometendo continuar a lutar pela democracia.

“Vivemos a eleição mais injusta dos últimos anos. Todos os meios do Estado foram mobilizados para um partido político. Todas as possibilidades foram colocadas sob os pés de um homem”, afirmou Kilidcdaroglu, após reconhecer a derrota. 

 Cerca de 64 milhões de eleitores foram chamados às urnas, com Erdogan a vencer na maioria das províncias atingidas pelos fortes sismos de fevereiro. A população decidiu acreditar nas promessas do presidente turco de reconstrução das casas destruídas pelos abalos, que mataram mais de 50 mil pessoas.

Apesar de reunir mais votos, o presidente reeleito não conseguiu convencer nas grandes cidades como Istambul e Ancara.

No poder há mais de 20 anos, Erdogan enfrenta, pelo menos mais cinco ao leme dos destinos na Turquia. Resolver a inflação e a perda de poder de compra dos turcos são apontadas como as principais prioridades do presidente turco.