Estado de seca foi oficialmente declarado no Reino Unido

Cientistas alertam para regresso do El Niño. Seca
REUTERS/Carl Recine

Oito zonas de Inglaterra foram declaradas como estando oficialmente em seca. Medida permite ações de racionamento de água.

É oficial: várias zonas de Inglaterra foram declaradas como estando em seca. Desta forma as empresas de água que operam nessas regiões poderão anunciar medidas mais rígidas de racionamento de água e forma a garantir o abastecimento.

Pelo menos cinco empresas fornecedoras de água inglesas e galesas já proibiram utilização de mangueira

Oito áreas do sul, centro e leste do país, incluindo Devon, Cornwal, Kent, Londres e East Midlands foram incluídas no aviso.

O país vai enfrentar uma nova onda de calor nos próximos dias. Os serviços meteorológicos do país lançaram um alerta vermelho devido às altas temperaturas para os próximos quatro dias. Em algumas zonas os termómetros poderão atingir os 37 graus celsius.

Foi ainda lançado um alerta para o risco “excecional” de incêndios para o mesmo período.

Julho passado foi considerado o mais seco em Inglaterra em quase 90 anos. Além disso, o mês registou temperaturas altas muito atípicas para o Reino Unido. De recordar que os termómetros chegaram a ultrapassar os 40 graus celsius, temperatura nunca antes registada no país.