EUA anunciam mais 169,8 milhões de euros em assistência humanitária

EUA anunciam mais 169,8 milhões de euros em assistência humanitária

Ajuda é direcionada a refugiados e deslocados pela guerra da Rússia na Ucrânia.

O Governo norte-americano anunciou a alocação de mais 186 milhões de dólares (169,8 milhões de euros) para a assistência humanitária direcionada a refugiados e deslocados pela guerra da Rússia na Ucrânia.

Em comunicado, o Departamento de Estado norte-americano indicou que essa ajuda financeira fornecerá mais apoio às organizações humanitárias que respondem à crise e complementará “a generosidade dos países vizinhos que acolhem e apoiam os refugiados”.

“Apelamos ao fim imediato da guerra contínua da Rússia contra a Ucrânia e para que a Rússia facilite o acesso humanitário desimpedido e a passagem segura para aqueles que procuram deixar as cidades onde estão presos”, apelou o secretário de Estado, Antony J. Blinken.

Ainda de acordo com o comunicado, os Estados Unidos são o maior país doador de assistência humanitária à Ucrânia, tendo em conta os “quase 293 milhões de dólares (267,5 milhões de euros)” cedidos à Ucrânia e à região envolvente desde o final de fevereiro.

“O nosso financiamento até ao momento chega a quase 644 milhões de dólares (588 milhões de euros) para comunidades vulneráveis na região desde que a Rússia invadiu a Ucrânia pela primeira vez, há oito anos”, diz o comunicado.

A verba em causa é direcionada pelos EUA ao fornecimento de alimentos, água potável, proteção, abrigo acessível e assistência médica de emergência, através do apoio de parceiros internacionais e não governamentais.

Antony J. Blinken saudou ainda a hospitalidade dos países vizinhos que acolhem aqueles que fogem da Ucrânia e apelou à generosidade e a contribuições de outros doadores para dar resposta à crise.

A Rússia lançou a 24 de fevereiro uma ofensiva militar na Ucrânia.