PUB
Notícias Mundo EUA anunciam mais 169,8 milhões de euros em assistência humanitária

EUA anunciam mais 169,8 milhões de euros em assistência humanitária

EUA anunciam mais 169,8 milhões de euros em assistência humanitária

Ajuda é direcionada a refugiados e deslocados pela guerra da Rússia na Ucrânia.

O Governo norte-americano anunciou a alocação de mais 186 milhões de dólares (169,8 milhões de euros) para a assistência humanitária direcionada a refugiados e deslocados pela guerra da Rússia na Ucrânia.

Em comunicado, o Departamento de Estado norte-americano indicou que essa ajuda financeira fornecerá mais apoio às organizações humanitárias que respondem à crise e complementará “a generosidade dos países vizinhos que acolhem e apoiam os refugiados”.

“Apelamos ao fim imediato da guerra contínua da Rússia contra a Ucrânia e para que a Rússia facilite o acesso humanitário desimpedido e a passagem segura para aqueles que procuram deixar as cidades onde estão presos”, apelou o secretário de Estado, Antony J. Blinken.

Ainda de acordo com o comunicado, os Estados Unidos são o maior país doador de assistência humanitária à Ucrânia, tendo em conta os “quase 293 milhões de dólares (267,5 milhões de euros)” cedidos à Ucrânia e à região envolvente desde o final de fevereiro.

“O nosso financiamento até ao momento chega a quase 644 milhões de dólares (588 milhões de euros) para comunidades vulneráveis na região desde que a Rússia invadiu a Ucrânia pela primeira vez, há oito anos”, diz o comunicado.

A verba em causa é direcionada pelos EUA ao fornecimento de alimentos, água potável, proteção, abrigo acessível e assistência médica de emergência, através do apoio de parceiros internacionais e não governamentais.

Antony J. Blinken saudou ainda a hospitalidade dos países vizinhos que acolhem aqueles que fogem da Ucrânia e apelou à generosidade e a contribuições de outros doadores para dar resposta à crise.

A Rússia lançou a 24 de fevereiro uma ofensiva militar na Ucrânia.

Exit mobile version