fbpx
Select Page
Mundo

EUA e China reúnem-se no G20

by 14 Maio, 2019 - 15:20

Será a oportunidade de as duas potências retomarem o diálogo para travar a crise comercial.

by 14 Maio, 2019 - 15:20

Patrícia de Freitas
REUTERS/Damir Sagolj

Depois de aberta a guerra comercial chega o anúncio do encontro entre Estados Unidos e China. Será pela ocasião da cimeira do G20, nos finais de junho, e será altura mais provável para atenuar a crise do aumento das tarifas impostas entre as duas potências.

Advertências à parte, Donald Trump até está confiante e espera que o encontro com o presidente Xi Jinping seja produtivo, de forma a retomarem os compromissos anteriormente assumidos.

O presidente norte-americano anunciou no final da passada semana o aumento das tarifas sobre 200 mil milhões de dólares de mercadorias chinesas. Ontem pediu que a China não retaliasse mas Pequim deixou a promessa de não ceder a chantagens.

Enquanto não se realiza a cimeira no Japão, a China avança já a partir de 1 de junho com novas tarifas sobre 60 mil milhões de dólares em produtos norte-americanos, com taxas adicionais de 20 e 25%.

A guerra comercial abalou os mercados esta segunda-feira mas a notícia da reunião entre os presidentes chinês e norte-americano acalmou os investidores da bolsa, que hoje negoceiam em terreno positivo nas praças europeias.

Últimas

SHARE RECORD TV MAGAZINE

Receba a nossa Newsletter

Record TV Europa