EUA: Suspeito de tiroteio de Highland Park planeou ataque durante semanas

EUA: Suspeito de tiroteio de Highland Park planeou ataque durante semanas
REUTERS/Cheney Orr

Ataque que matou seis pessoas durante desfile do 4 de julho foi planeado durante semanas, informou hoje a polícia. Motivo do ataque ainda não é conhecido.

São as primeiras informações oficiais fornecidas após a detenção do principal suspeito do tiroteio de segunda-feira. Robert “Bobby” E. Crimo III, de 22 anos, terá planeado o ataque que fez seis vítimas mortais durante várias semanas.

“Tendo por base o que temas e a fase e que estamos na investigação – e parte de tudo isto é preliminar por isso está sujeito a mudanças à medida que formos avançando – acreditamos que Crimo planeou este ataque durante várias semanas”, afirmou Christopher Covelli, do Gabinete do Xerife do Condado de Lake, durante uma conferência de imprensa dada há momentos.

Por enquanto a investigação ainda decorre, com a polícia a tentar determinar o motivo que levou o jovem a disparar do topo de um edifício sobre uma multidão indefesa. Vídeos com imagens violentas, publicados nas redes sociais do suspeito estão a ser analisados pela polícia.

As autoridades aproveitaram ainda o momento para detalhar a detenção do jovem. Christopher Covelli explicou que “depois de disparar mais de 70 tiros” sobre a multidão, Crimo deixou o telhado do edifício e misturou-se com a multidão de forma a conseguir escapar.

A polícia explicou ainda que o suspeito utilizou roupas femininas para passar despercebido e eventualmente disfarçar as suas tatuagens. Covelli explicou ainda que o jovem poderia estar a usar uma peruca e por isso o alerta inicial dava conta de que o atirador tinha cabelo comprido.

“Ele caminhou até à casa da mãe, que morava naquela área, misturando-se com as pessoas enquanto estas corriam – quase como se de um espectador inocente se tratasse”, explicou.

O jovem utilizou depois o carro da mãe para se deslocar e foi através da viatura que acabou por ser apanhado.