-
Mundo
Mundo
Facebook: Alemanha impõe novas restrições à recolha de dados
Regulador de concorrência decretou que a empresa terá de restringir a recolha e combinação de dados dos usuários, impedindo fusão de informação com outras redes sociais do grupo como o Instagram.
Diana Rosa Rodrigues

REUTERS/Dado Ruvic
A decisão foi decretada após uma investigação do regulador à rede social após várias preocupações demonstradas pelos usuários, que não estavam cientes da extensão das atividades da empresa. Ficou provado que o Facebook cobria informações de fontes terceiras e outros aplicativos da empresa como o Instagram ou o WhatsApp.
O regulador decretou que os vários aplicativos podem continuar a recolher informação de casa usuário mas não poderão combiná-la com a conta respetiva conta do Facebook a não ser que o membro da rede social dê consentimento para tal.
Ficou também decretado que a empresa este não poderá recolher dados de sites de terceiros e atribui-los a um perfil de Facebook, se não houver consentimento do utilizador.
“O objetivo é impedir a fusão de todas as informações que o Facebook recolhe sobre os utilizadores” e “forçar os gigantes da tecnologia a adaptarem os respetivos modelos económicos ao direito da concorrência“, explicou o presidente da autoridade da concorrência alemã (Bundeskartellamt), Andreas Mundt.