fbpx
Select Page
Mundo

Facebook paga indemnização a moderadores de conteúdos

Em causa estão os problemas de saúde mental provocados pelo trabalho dos moderadores.

23 Maio, 2020 - 11:03

Diogo Ramalho

O Facebook aceitou pagar uma indemnização no valor total de 52 milhões de dólares (48 milhões de euros) aos moderadores de conteúdos para compensar os problemas de saúde mental provocados pelo seu trabalho, anunciaram os advogados dos queixosos.

O valor pago colocou termo a uma ação coletiva em que a rede social era acusada de não proteger de forma adequada os trabalhadores ao seu serviço (incluindo os subcontratados), responsáveis por eliminar as publicações que não respeitam as regras da plataforma digital.

A queixa inicial deu entrada num tribunal da Califórnia em setembro de 2018, em nome de Selena Scola, uma ex-moderadora que se queixava de síndrome pós-traumático, depois de ter passado nove meses a visualizar imagens violentas.

“Todos os dias os utilizadores do Facebook partilham milhões de imagens ou de vídeos em direto de abuso sexual de crianças, violações, tortura, bestialidade, decapitações, suicídios e homicídios”, denunciava a queixosa no processo, citada pela agência de notícias France-Press.

Os queixosos acusaram a plataforma de Mark Zuckerberg de recorrer a moderadores de conteúdos “para ver estes ‘posts’ (publicações) e eliminar os que contrariam as suas regras”, de forma a “manter uma plataforma asseptizada, aumentar os seus lucros já elevados e melhorar a sua imagem pública”.

Ao abrigo do acordo assinado com o grupo norte-americano, mais de 11 mil moderadores nos Estados Unidos, ainda ao serviço do Facebook ou que exerceram essas funções no passado, vão receber pelo menos mil dólares por pessoa (cerca de 922 euros).

Já quem foi diagnosticado com doenças específicas irá receber uma compensação pelas despesas médicas, num valor que pode ir até aos 50 mil dólares (cerca de 46 mil euros).

O acordo prevê ainda que o Facebook e as empresas subcontratadas pela plataforma digital assegurem aos moderadores apoio psicológico com terapeutas qualificados e melhores condições de trabalho.

Últimas

SHARE RECORD TV MAGAZINE

  • Share Magazine 52 - Letícia Almeida
Record TV Europa