Fazem bullying a colega de 40 anos

Um em cada 10 alunos do ensino superior na OCDE é estudante internacional

Estudantes publicaram vídeo a insinuar que mulher já devia estar reformada e não podia andar na faculdade.

Um vídeo, divulgado nas redes sociais, mostra três estudantes da universidade privada Unisagrado, no estado de São Paulo, a troçar de uma colega por esta ser mais velha.

“Gente, quizz do dia: como ‘se ‘desmatricula’ um colega de sala? Ela tem 40 anos. Era para já estar reformada.”

“Com 40 anos não pode mais fazer faculdade. Eu tenho essa opinião”, insistem, acrescentando ainda que a mulher “não sabe o que é o Google”.

Depois de o vídeo ter sido tornado público, uma das jovens defendeu-se, alegando que foi partilhado só com amigos, mas houve uma fuga: “Nunca foi na intenção de dizer que pessoas de mais idade não podem adquirir uma graduação, pois não tenho esse pensamento. Foi uma fala imprudente e infeliz que tomou uma proporção que não imaginávamos”.

Uma sobrinha da mulher defendeu a tia, no Instagram: “A minha tia, de 40 anos, sempre batalhou trabalhando sem parar desde pequena com as irmãs, para ajudar a minha avó e a cuidar dela. Ela sempre teve o sonho de estudar e nunca teve oportunidade. Hoje, ela conseguiu entrar em um curso que ela sempre quis e estava muito feliz e animada para começar as aulas, e daí surgem três meninas que só vivem na própria bolha, gravando vídeo zombando pela minha tia ser a mais velha da turma”.

A universidade Unisagrado partilhou, também no Instagram, uma publicação defendendo que “as oportunidades não são iguais para todo mundo em todos os momentos da vida. Sabemos, por exemplo, que os pais, muitas vezes, abrem mão da sua formação para oferecer as melhores oportunidades para seus filhos e, somente depois, optam por se profissionalizarem”.

Várias foram as pessoas que se solidarizaram com a mulher e pediram que sejam tomadas medidas para com as estudantes, defendendo mesmo a sua expulsão.