Fotógrafo morre de hipotermia nas ruas de Paris

Fotógrafo morre de hipotermia nas ruas de Paris

Idoso caiu e ficou nove horas no chão, sem que ninguém parasse para o ajudar.

René Robert, fotógrafo franco-suíço, morreu de hipotermia nas ruas de Paris, França, na madrugada de 20 de janeiro.

O caso foi denunciado no Twitter pelo jornalista e músico Michel Mompontet, que diz que o amigo de 84 anos saiu de casa, caiu na rua e ali permaneceu durante nove horas, ao frio, até desmaiar, sem que ninguém se aproximasse para o ajudar.

Fabienne, uma sem-abrigo, alertou os serviços de emergência.

“Demasiado tarde. Em hipotermia, já não pôde ser reanimado. Durante nove horas, nenhum transeunte parou para ver porque é que este senhor estava deitado no passeio. Ninguém”, denunciou Michel Mompontet, que descreveu Robert como “um amigo gentil, sensível e humanista”, que foi “assassinado pela indiferença”.

Em emissão na rádio France Info, Mompontet disse que o fotógrafo “permaneceu sozinho no chão, consciente, pelo menos nas primeiras cinco ou seis horas, num dos bairros mais movimentados de Paris, sem que ninguém interviesse. Como é que esquecemos a própria base da humanidade?”.

René Robert terá sofrido um traumatismo craniano, tendo estado nove horas “deitado no chão, [coberto de] sangue”.

Ficou em estado de hipotermia avançado e o óbito foi declarado no Hospital Cochin.

“Se esta morte horrível poderá servir para alguma coisa, que seja para isto. Quando um ser humano está deitado no passeio, apesar da nossa pressa, verifiquemos a sua condição. Paremos por um momento”, apelou ainda o jornalista.